sábado, 22 de agosto de 2009

História e Cultura

Em 1502, após a chegada de Cristóvão Colombo, as pequenas tribos indígenas foram dizimadas pelos colonizadores espanhóis. O país foi administrado como parte da Capitania Geral da Guatemala até 1821, quando se tornou independente da Espanha e se uniu ao México. De 1823 a 1838, se integrou à Federação Centro-americana e depois passou a ser uma república independente.

Ao contrário de outros países latino-americanos, a Costa Rica teve a sua população formada escassamente por índios e negros, majoritariamente por brancos espanhóis e sem as tradicionais aristocracias agrárias. No século XIX, o país prosperou, em um primeiro momento, com o cultivo do café e depois com as bananas, que até hoje se constituem a base econômica da nação. As primeiras eleições democráticas na América Central, tiveram como palco a Costa Rica, em 1889.

Atualmente, a nação se destaca pela estabilidade econômica, pela inexistência de Forças Armadas - abolidas em 1948 e substituídas por uma guarda civil - e pelo elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A cultura costarriquenha é uma mescla dos costumes espanhóis, índios e africanos. No entanto, o mais forte entre eles é o primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário